Afetam 25% da população brasileira

Hérnias da parede abdominal
O único tratamento para hérnia é a cirurgia, não existe outro tratamento! Gosto de ser bem claro para poder orientar você da melhor forma e te ajudar a resolver o seu problema.
Sempre quando atendo pacientes no meu consultório que tem algum tipo de hérnia da parede abdominal, começo explicando dessa mesma forma que falei pra vocês, por que no mundo atual existem diversas fontes de informação e como especialista no assunto preciso alertar e orientar de forma clara e objetiva.
A hérnia ocorre basicamente por dois motivos
- Fraqueza na musculatura
- Aumento da pressão abdominal (fazer força)
Esses dois motivos associados fazem com que ocorra a hérnia, que nada mais é do que a saída do conteúdo abdominal (intestino/epíplon) por um orifício e ela vai levar o nome de acordo a localização que ela aparecer, vou dar alguns exemplo pra vocês:
Epigástrica – Acima do umbigo
Esse tipo de hérnia da parede abdominal, conhecida como hérnia epigástrica, está localizada acima do umbigo, na linha media do abdome, entre os músculos reto abdominais
Ocasionado pelo aumento da pressão abdominal, normalmente por uma força excessiva, maior que o seu corpo está preparado para suportar, fazendo com que ela surja
Normalmente você vai sentir uma “bola” logo acima do umbigo, que fica mais evidente ao se levantar e mais discreta ao se deitar
o seu tratamento é cirúrgico e na maioria dos casos com a colocação de tela
Umbilical
Este tipo de Hérnia da parede abdominal, encontra-se na região umbilical e geralmente é ocasionado pela passagem de gordura (omento) ou alça intestinal pelo ligamento umbilical. Causa o que chamamos de abaulamento que é o aumento de tamanho nessa região.
A hérnia de parede abdominal dessa região pode ser congênita, ou seja, o não fechamento do cordão umbilical na infância, por isso que normalmente é uma hérnia de criança e esperamos que o anel herniário feche espontaneamente até os 2 anos de idade, caso não feche o próximo passo é a correção cirúrgica
Outro fator que faz com que surja a hérnia umbilical é através do aumento da pressão abdominal, para ser mais claro:
- Atividade física
- Carregar um peso maior que o seu corpo está preparado para carregar
- Gestação
Dr. Ian Hernandez
Eficiência, qualidade, comprometimento, atendimento humanizado e celeridade, esses são os principios nos quais me baseio para melhorar meu desempenho e oferecer o melhor para cada pessoa que me procura.
Especialista em videocirurgia (cirurgia a laser).
Inguinal – na região inguinal
Sem duvidas a Hernia da parede abdominal mais comum é a hérnia inguinal, ela sozinha é responsável por 75% de todas as hérnias da parede abdominal, seu diagnóstico é feito através do exame físico e auxiliado pelo exame de imagem, geralmente uma ultrassonografia de região inguinal
Durante a avaliação é solicitado para que o paciente fique de pé para ser examinado, pois quando o mesmo fica deitado a hérnia tende a retornar para a cavidade abdominal, pela força gravitacional, então por isso solicitamos que o paciente permaneça em pé
É um exame rápido e indolor, pedimos para o paciente colocar o dorso da mão na boca e sopre forte, ao soprar contra o dorso da mão, causa uma resistência e aumenta a pressão no abdome, fazendo com que a hérnia fique mais visível e aparente
Como já mencionei no inicio do texto, o tratamento também é cirúrgico e pode ser tanto através da cirurgia aberta (corte) ou laparoscópica (laser), em ambas as cirurgias existe a possibilidade da colocação de tela.
Femoral – na região inguinal
A hérnia da parede abdominal, do tipo femoral, se localiza na região da virilha, logo abaixo do ligamento inguinal. Se confunde com a hérnia inguinal mas a principal diferença dela é que fica abaixo do ligamento inguinal.
É uma hérnia mais comum em mulheres e tem o maior risco de encarceramento, que é quando o conteúdo da hérnia passa pelo orifício herniário e não consegue retornar para a cavidade abdominal, se tornando propício para o estrangulamento, causando a perda da irrigação sanguínea para a estrutura acometida, podendo causar necrose no órgão, trata-se de um urgência cirúrgica, com risco de vida.
O seu diagnóstico através do exame físico se torna um pouco mais difícil, pois vai depender do perfil do paciente e nessa região é normal acumularmos um pouco mais de gordura, por isso lançamos mão da ultrassonografia.
Incisional – na cicatriz de cirurgias anteriores
As hérnias incisionais, também são consideradas hérnias da parede abdominal e podem surgir após uma cirurgia.
Ela pode ser da mesma cirurgia para a correção prévia de uma hérnia ou de uma outra cirurgia da parede abdominal. Por exemplo uma cirurgia de cesariana pode evoluir com uma hérnia incisional. Outro exemplo seria uma hérnia que recidivou (retornou), evoluindo com uma hérnia incisional.
Tratamento
O tratamento da hérnia é realizado através da cirurgia, que pode ser aberta ou por videocirurgia (laser), nas duas opções é possível a colocação de tela.
Existem vantagens e desvantagens em relação as técnicas cirúrgicas disponíveis, porém gosto sempre de falar no consultório que as duas resolvem o problema, a grande diferença é em relação ao tempo de recuperação e dor no pós operatório.
Tela
O material da tela é composto pelo mesmo material do fio cirúrgico utilizado na cirurgia isso minimiza bastante a chance do corpo rejeitar o material, pois ele foi feito e amplamente testado para que o corpo se adapte a ela.
Não é comum o paciente sentir a tela, pelo contrário, o normal é não sentir e viver normalmente com ela, sem qualquer desconforto.
A tela minimiza em 30% a chance de retorno da hérnia (recidiva), por isso é muito importante a colocação dela, porém em alguns casos ela não é indicada
Leia também
1. Lipoma – Dr. Ian Hernandez – Cirurgião Geral (drianhernandez.com.br)
Tenho 30 dias de operada hérnia incisional nesse período e possível hérnia voltar? Está saindo muita secreção
Olá, a hérnia pode retornar independente do período que a cirurgia foi realizada, por isso é importante seguir todas as orientações passadas pelo seu médico.
Achei excelente a orientação
Obrigado